quarta-feira, 20 de maio de 2015

QUEM CONTA UM CONTO...CONTA A CINCO MÃOS - MUDAR É PRECISO



MUDANÇAS

A vida é feita de mudanças, elas fazem parte do nosso crescimento como ser humano. Tão necessárias são as mudanças! Mesmo as mais simples... Mudar uma poltrona de lugar para não termos que olhar sempre a mesma parede. Mudar a cortina, porque o pó acumulado resiste à limpeza de todos os dias. Mudar as cores das roupas, para colocar um pouco de graça na vida. Enfim, mudar, porque é necessário certos recomeços, trocar os ângulos, buscar outras frestas e encontrar mais sol. Algumas mudanças são fáceis e fazemo-las com entusiasmo, outras, acontecem à nossa revelia e demoramos a nos adaptar a elas, mas sempre sobrevivemos e aprendemos com elas.
Mudanças geram estranheza e, muitas vezes, inseguranças. Acostumados com a rotina, algumas vezes, não conseguimos pensar em mudança, o que é um erro, pois mudar para melhor e buscar novas oportunidades deveria ser obrigação. Tudo o que nos afasta da rotina pode parecer assustador no começo, mas é errônea  essa maneira de pensar.
 Há pessoas que são avessas às mudanças, prefeririam que a vida permanecesse sempre a mesma, resistem às mudanças  pelo conforto de tudo estar (supostamente)organizado, ainda que esta ordem fuja de sua completude, resistem pelo medo de não ser suficientemente fortes para inventar outra história e fazer dela um capítulo mais verdadeiro; resistem até que lhes falte o ar da vida no espaço onde viver é apenas seguir um dia após o outro.
Outras pessoas são eternos mutantes, verdadeiros turistas da vida, têm o espírito aventureiro, irrequietos, verdadeiros Kamikazes atiram-se de cabeça em aventuras que podem ser positivas e em outras vezes, precipitadas ou mal conduzidas , podem levar ao insucesso.
 Mudança é sempre um desafio. Um passo incerto , às vezes, mas que traz o equilíbrio da razão, desperta o gosto pela renovação, desvenda o encanto que os move em direção à tranquilidade. A mudança nos permite a sensação de co-criação, é como estar dançando em um universo só nosso, cheio de amplas possibilidades. Mudar, transformar, redesenhar a vida é dever para conosco mesmo e para com o mundo que nos cerca.
Mudar é importante e necessário, porém, é importante perceber que tudo tem o seu tempo certo de acontecer. Não adianta tentar mudar sem que se tenha maturidade suficiente para suportar a mudança. É necessário que , no processo de mudança, deixemos algumas raízes, que tenhamos parâmetros, modelos. Importa vivermos o hoje observando as experiências do passado e também visando às construções do futuro. O aprimoramento da alma, a aprendizagem precisa passar pelo processo de mudança. Mudar é bom e importante, mas a vida também precisa de portos seguros.

“Toda reforma interior e toda mudança para melhor dependem exclusivamente da aplicação do nosso próprio esforço.”  Immanuel Kant.

(crônica a cinco mãos pelas escritoras: Cristiane Vilarinho, Maria Luíza Faria, Nell Morato, Suely Sette e Vólia Loureiro)


2 comentários:

  1. Monotonia
    Acontece ao repetirmos sempre as mesmas coisas, o que transforma em agonia o que antes era só alegria. Para que não ocorra com frequência, precisamos mudar algumas preferências, ao adotarmos posicionamentos que evitem desgastes em nossos relacionamentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, amigo Roberto Fraga. O dia a dia sempre igual acaba com qualquer relacionamento.

      Excluir