quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

QUEM CONTA UM CONTO... CONTA A CINCO MÃOS - RECOMEÇOS




RECOMEÇOS

Se a vida abriu caminho para um novo recomeço, não tenha medo de recomeçar.  Recomeçamos a viver todos os dias. Despertar, perceber-se ainda habitante deste planeta é recomeçar. A qualquer momento, podemos mudar o rumo, tudo pode ser conquistado, basta estarmos abertos ao novo.
Todos nós, em um determinado momento, constatamos que é preciso repensar nossas vidas. As insatisfações do dia a dia acabam por nos perturbar a vida. Então, é preciso “fechar para balanço”! É preciso revirar gavetas e armários, virar tudo de ponta a cabeça, procurando onde está o erro, e, normalmente, o erro está em nós mesmos.
Recomeçar é preciso, ou será melhor continuarmos a viver insatisfeitos, mal-humorados e depressivos? O importante é trazermos de volta a alegria de viver e a possibilidade de amar!
 De repente, não queremos mais ficar sozinhos... Chegar em casa e não encontrar ninguém à nossa espera... Aquela sensação do vazio perambulando pelos cômodos afora... A necessidade de termos a nossa própria rotina, e de pertencermos...
De repente, percebemos que já houve o tempo necessário para que as feridas de um relacionamento frustrado se curassem. Já conseguimos lidar com a frustração de tudo não ter sido exatamente como sonhamos; já nos perdoamos por termos falhado em alguma coisa. Agora, os móveis já estão no lugar, tudo já se encaixou devidamente, tudo já se harmonizou... Mas falta alguma coisa: o coração quer novamente ser preenchido, então, por que não recomeçar?
Começar de novo... Como se fosse a primeira vez, ou “outra vez”,  tentando ser melhor, fazer as coisas acontecerem de maneira diferente, mais prazerosa, mais gratificante, amar de novo!
Recomeçar nem sempre é uma tarefa fácil. Muitas vezes, relutamos em largar mão do passado, em deixar para trás as lembranças e seguir em frente. Inaugurar ou não esta chance que a vida nos concede é opcional. Aquilo que não está dando certo, ou ainda, que mesmo dando certo poderia se tornar melhor, nos enseja o recomeço. É preciso foco, determinação e boa vontade. É necessário estarmos abertos para as surpresas, termos criatividade para superar as dificuldades e, sobretudo, é preciso bom-humor. As portas abrir-se-ão para enxergarmos novas oportunidades, novos desafios, sobretudo, estaremos encarando a vida com novos sonhos que vamos construindo dia após dia. Afinal, cada amanhecer merece ser celebrado com entusiasmo, pois a vida é um milagre. O medo do novo é natural, estamos tão acostumados a nos acomodar diante das circunstâncias que o recomeço assusta. Porém, devemos pensar que cada dia que amanhece é um renascimento, um recomeço. Se não formos ao encontro da nossa felicidade, nunca começaremos uma nova história de vida.
 Todo dia deveria ser de inauguração, independente do que esse dia tem a nos apresentar. Abrir os olhos, escutar os primeiros sons do dia, sentir o perfume conhecido por perto é recomeçar a viver, renascer...
Assim, vamos pintando a face do dia com as cores de que dispomos no momento. Por vezes, um quadro cinza e triste, por outras, um quadro multicolorido, ou simplesmente, um quadro aguardando as cenas que virão. Enfim, recomeçar é preciso sempre. E é como presente que devemos encarar cada amanhecer...

“Se as coisas não saíram como planejei, posso ficar feliz por ter hoje para recomeçar. O dia está na minha frente, esperando para ser o que eu quiser.” Charles Chaplin


(Texto a cinco mãos das escritoras: Cristiane Vilarinho, Maria Luíza Faria, Nell Morato, Suely Sette e Vólia Loureiro.)

Um comentário:

  1. Recomeçar, palavra forte que a principio assusta... Mais viver não seria constantemente procurarmos nos lançar em busca de novos horizontes que nos faça aprender a perceber qual é a nossa função nessa imensidão?

    Parabéns princesas!

    "Se a vida abriu caminho para um novo recomeço, não tenha medo de recomeçar. "

    "Começar de novo... Como se fosse a primeira vez, ou “outra vez”, tentando ser melhor, fazer as coisas acontecerem de maneira diferente, mais prazerosa, mais gratificante, amar de novo!"

    "É necessário estarmos abertos para as surpresas, termos criatividade para superar as dificuldades e, sobretudo, é preciso bom-humor."

    Está última palavrinha anda escassa no mercado.

    "Se não formos ao encontro da nossa felicidade, nunca começaremos uma nova história de vida."

    ResponderExcluir